Eurostand
A Eurostand
Clientes
Portfolio
Equipa
Imprensa

Home
Contactos
Mapa

 
Imprensa
.
Museu do Vinho e da Vinha em Bucelas
26-07-2013

No dia 26 de Julho, data da comemoração do 127.º aniversário do Município, a Câmara Municipal de Loures procedeu à inauguração do Museu do Vinho e da Vinha em Bucelas, assumido como um dos principais objectivos culturais do Executivo Municipal.

ENTRADA LIVRE

A cerimónia de inauguração iniciou-se com a actuação da Banda Recreativa de Bucelas, colectividade que este ano completou 150 anos. João Pedro Domingues, vice-presidente da Câmara, deu início à cerimónia, enquadrando a construção do equipamento e a importância do vinho de Bucelas na comunidade, “não só pelo valor que gera na economia da região, mas pela identidade que confere”.

“Bucelas e Loures devem ter honra e orgulho no que são capazes de fazer e produzir. É por isso que nestas paredes e através deste investimento, construímos Bucelas e damos a conhecer Loures ao Mundo. Ao inaugurarmos este espaço damos dimensão à nossa cultura, às nossas pessoas e, acima de tudo, à ambição de continuar a fazer mais e melhor. Hoje damos início ao futuro, um futuro que honrará o passado e construirá novas e diferentes memórias”, concluiu.

O presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos, referiu que o museu vai ajudar à divulgação do vinho, do Arinto e de Bucelas, promovendo o território, a história local, as gentes e os costumes da região. “Este museu tem a honra de perpetuar as nossas memórias e antepassados”.

Carlos Teixeira, presidente da Câmara, encerrou os discursos oficiais dedicando algumas palavras emocionadas à concretização do sonho que a parceria com a Junta de Freguesia permitiu.

Seguiu-se a cerimónia de descerramento da placa inaugural do Museu do Vinho e da Vinha, com uma visita ao espaço e uma recriação histórica das lendas e histórias relacionadas com o vinho de Bucelas, tendo ainda os convidados tido a possibilidade de assistir a um filme institucional.

Um Bucelas de Honra, com provas dos vinhos da região, encerrou a cerimónia na qual compareceram cerca de 300 convidados.
Presentes na iniciativa estiveram ainda o presidente da Assembleia Municipal de Loures, Pedro Farmhouse, os vereadores Sónia Paixão, Ricardo Leão, Ricardo Lima, Paulo Piteira, António Pombinho, Maria Eugénia Coelho, Nuno Botelho e Maria Geni Neves, assim como diversos presidentes de juntas de freguesia do concelho.

Um museu multifacetado

Este equipamento, localizado na zona histórica da vila de Bucelas, está instalado num edifício ligado à tradição vitivinícola da região. O edifício, datado do final do século XIX, foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, pertencente à família Camillo Alves, também presente na inauguração, à qual estava associada uma adega e o respectivo armazém de vinhos, espaços que foram recuperados e adaptados à nova função museológica juntamente com o jardim adjacente, que foi também renovado, depois de ter sido construído, no seu subsolo, um estacionamento de apoio ao museu.

A residência foi recuperada com o mínimo de alterações possíveis, de modo a abrigar os serviços administrativos, uma loja, sala de prova de vinhos, um centro de documentação, serviços educativos, salas de reuniões, arrumos diversos e uma sala separada, onde está instalado um “Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras”, que já está a funcionar autonomamente.

Este museu vai integrar a Rede de Museus Municipais de Loures e dedicar-se ao estudo da actividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada por decreto de 3 de Março de 1911, apostando na promoção do território e na divulgação da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho.

Contactos
Museu do Vinho e da Vinha – Bucelas
R. D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN 16)
2670-637 BUCELAS

Horários
Segunda a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Encerra aos domingos e feriados

Fonte: http://www.cm-loures.pt