Eurostand
A Eurostand
Clientes
Portfolio
Equipa
Imprensa

Home
Contactos
Mapa

 
Imprensa
.
Novo pavilhão do Centro de Ciência Viva do Lousal, com a exposição: Home sapiens – A Ciência lá em Casa
08-07-2013

O Centro Ciência Viva do Lousal, Mina de Ciência completou 3 anos no passado dia 30 de Junho e celebrou esta data no dia 8 de Julho de 2013. Integrada nesta comemoração, foi inaugurada uma nova área expositiva, subordinada à ciência que existe numa casa.

Exposição aberta ao público a partir de 9 de Julho.

"Sabe do que é feita a sua cortina de duche? Como atuam os detergentes sobre as superfícies sujas? O que é o bolor? Como funciona o micro-ondas? De que é feito o pó dos nossos móveis? De onde se extrai o cobre que usamos nos cabos eléctricos? E porque é que sentimos fadiga após a refeição? Aprenda enquanto testa os seus conhecimentos em “A casa é um Quiz”.
Poderá também descobrir como é possível medir a velocidade da luz numa fatia de pão ou ainda a ciência que está por trás dos lápis ou dos ferros de engomar.

Entre nesta Casa e desvende os muitos mistérios que estão escondidos na sua!"
O Projeto Home sapiens – A Ciência lá em Casa, financiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, visa a ampliação do Centro Ciência Viva do Lousal, através da recuperação e valorização de um antigo edifício mineiro, contíguo ao actual. A recuperação e inclusão deste edificado e do espaço exterior que os separa, ampliará muito significativamente a área expositiva do Centro e praticamente duplicará a extensão linear da sua frente, acrescentando escala a esta infra-estrutura e à operação Ciência Viva no Lousal.

A concretização deste projecto requereu a produção de novos conteúdos científicos que remetem para a divulgação de conceitos de Ciência e Tecnologia relacionados com as quatro divisões de uma casa comum – sala, quarto, casa de banho e cozinha. Os conteúdos desenvolvem-se em torno das questões “Como se obtém?” e “Como funciona?”, com recurso a três tipos de instrumentos: (i) quatro jogos multimédia interactivos associados fisicamente a maquetes das várias divisões da casa (“A Casa é um Quiz”); (ii) informação em linguagem descodificada, disponível em molduras digitais, sobre objectos/equipamentos de uso comum exibidos em “Nichos” distribuídos pelas divisões da casa; e (iii) um conjunto de 12 módulos interactivos/experiências de utilização autónoma, dispostos em mesas adequadas distribuídas no espaço expositivo.

Fonte: http://www.lousal.cienciaviva.pt/home/gdestaques.asp?accao=shownot&id_noticia=142
Para saber mais: http://www.lousal.cienciaviva.pt