Eurostand
A Eurostand
Clientes
Portfolio
Equipa
Imprensa

Home
Contactos
Mapa

 
Imprensa
.
A Revolução está na rua
25-04-2014

24 Abril a 30 Maio 2014

Fotografias de Alfredo Cunha, Carlos Gil, Eduardo Gageiro e Varela Gomes

Exposição que assinala os locais mais emblemáticos da Revolução, com fotos impressas em formato gigante, recuperando a memória fotográfica do 25 de Abril de 1974, dando-lhe o sentido de uma evocação, de um tributo, de uma actualidade.

Da Praça do Comércio ao Largo do Carmo, do Chiado à Rua António Maria Cardoso, da Rua do Alecrim à Rua da Misericórdia, propõe-se um roteiro de imagens fundadoras da nossa Liberdade. Olhando as multidões e os indivíduos, os militares e os civis, as fardas e os cravos, as chaimites e os automóveis, as mãos e as armas, os edifícios e os sítios, as figuras e as roupas, as atitudes e os gestos, as luzes e as sombras, vemos que o espírito do lugar coincide com o espírito do tempo, ligando uma estética iconográfica, uma história política, uma sociologia visual e a uma poética libertadora.

Integrada nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa, e com a colaboração da Fundação Mário Soares, a exposição tem como comissários José Manuel dos Santos e João Pinharanda, sendo o projecto de André Maranha. Os fotógrafos representados são Alfredo Cunha, Carlos Gil, Eduardo Gageiro e Varela Gomes. Foi a coragem que os fez sair à rua na madrugada daquele dia longo e triunfal. Foi a audácia que os levou a encontrarem-se com a História.

Entidade Organizadora: Câmara Municipal de Lisboa

Fonte: http://www.comemorarabril.pt/revolucao-esta-na-rua/