Eurostand
A Eurostand
Clientes
Portfolio
Equipa
Imprensa

Home
Contactos
Mapa

 
Imprensa
.
ROQUE GAMEIRO - O MAR, A SERRA E A CIDADE
19-03-2014

Está patente, desde o dia 19 de Março, na galeria de exposições dos Paços do Concelho de Lisboa, uma exposição de aguarelas do grande mestre do naturalismo português Alfredo Roque Gameiro, evento que assinala o 150º aniversário do seu nascimento.

ENTRADA LIVRE

Numa iniciativa rara, a exposição patenteia seis dezenas de aguarelas provenientes de diversas colecções públicas e particulares (incluindo do Museu da Cidade), que o artista pintou, registando paisagens, retractos e tipos humanos, em ambientes do litoral, do campo / montanha e da cidade, nomeadamente, em Lisboa - cujos vivos quadros ajudam a entender a sua transformação, no final do século XIX e início do século XX.

Com curadoria de Margarida Fragoso, da Câmara Municipal de Lisboa, e de Maria Alzira Roque Gameiro, do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro / Museu de Aguarela Roque Gameiro, a exposição tem desenho do arquitecto municipal André Maranha e é ilustrada com um pequeno mas gracioso catálogo de capa dura.

No ato inaugural, as intervenções de boas vindas estiveram a cargo das vereadoras das Câmaras Municipais de Lisboa e de Alcanena (Roque Gameiro era natural de Minde, onde está instalado o museu que leva o seu nome), respectivamente, Catarina Vaz Pinto e Maria João Gomez.

A exposição decorre na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa (Praça do Município), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Fonte: http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/exposicao-roque-gameiro-o-mar-a-serra-e-a-cidade