Eurostand
A Eurostand
Clientes
Portfolio
Equipa
Imprensa

Home
Contactos
Mapa

 
Imprensa
.
22 Anos de Design da FAUL no MUDE - Museu do Design e da Moda
23-01-2014

Experimentar, desenhar, movimentar, colorir, simplificar... são parte da expressão de uma viagem pelos 22 anos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. O retrato em forma de exposição chegou quarta-feira, dia 22 de Janeiro de 2014, ao MUDE - Museu de Design e da Moda.

Para ver no MUDE até 23 de Fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 18h.

ENTRADA LIVRE

Mobiliário urbano, vestuário, ilustrações, protótipos de objetos de uso quotidiano, desenho, joalharia, fotos, design gráfico, multimédia... "Misturar tudo. Todas as peças e obras coexistem sobre um chapéu de chuva conceptual com base em verbos, como desenhar, colorir ou movimentar", diz ao Expresso Mário Matos Ribeiro, coordenador da mostra, professor de Design de Moda há precisamente 22 anos. "Eu lecionei a primeira turma", revela.
Reunir trabalhos de várias gerações de alunos e graus académicos - licenciados, mestres e doutorados -, "não foi uma tarefa fácil" e passou por vários processos de triagem. Era preciso encontrar um sentido transversal às diversas áreas do design - moda, comunicação ou produto. A procura de um "denominador comum" obrigou a que se deixasse pelo caminho trabalhos premiados ou "peças de que se gostava muito", porque, quer pela forma quer em termos cromáticos, "quebrava" a harmonia.
As diferenças entre os estudantes de outrora centra-as, sobretudo, na passagem do analágico para o digital. "Trouxe muitas mudanças nas representações gráficas", mas também "nos valores e movimentos", frisa Mário Matos Ribeiro. Se é verdade que o acesso à informação "é muito fácil", está "à distância de um clique", refere que a mesma nem sempre "é profunda, nem credível". "Hoje têm mais rapidez de encontrar pistas para o trabalho mas um raciocínio menos perspicaz". "Não é pior, nem melhor. É novo", frisa. São alterações às quais é preciso estar alerta e "ir acompanhando".
A efeméride da instituição encaixa no "ano nacional do Design", mas Matos Ribeiro sublinha a intenção de trazer à luz do público o trabalho que ali se faz e "cativar mais jovens" para esta área.

Para ver no MUDE até 23 de Fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/22-anos-de-design-retratados-no-mude=f851880#ixzz2rF7bDvca